quinta-feira, 5 de abril de 2012

ESFIHA

 

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de água morna (atenção para a temperatura deve ser suportável ao toque, se a água for muito quente, quebra o efeito que o fermento dará na massa )
1/2 xícara de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1/2 colher (sopa) sal
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
500 grs de farinha de trigo
Modo de preparo: Junte o óleo, o açúcar, sal e o fermento. Acrescente a água morna e misture bem. Adicione a farinha aos poucos sempre misturando bem com uma colher. Quando começar a engrossar a massa, comece a trabalhar com as mãos sovando bem, até que se forme uma massa lisa e a massa se desprenda das mãos. Se preciso, salpique bem pouca farinha e vá sovando até chegar ao ponto, tomando cuidado com o excesso para depois a massa não ser ressecada. De onde eu retirei essa receita dizia-se que não precisa descansar a massa. Só rechear diretamente. 
Eu fiz assim: Dividi a massa em 24 bolinhas, enquanto ia cortando a massa para ser dividida, ela já foi agindo e crescendo naturalmente. Depois comecei a rechear. Quando terminei de rechear a última, a massa já estava mais fofinha. É interessante!
Asse até começarem a cheirar e estejem douradinhas, com o cuidado que se fizer sem pincelar assim como eu o ponto se dá antes, pois a pincelada de gema dá uma corzinha a mais as esfihas. Se esperar que dourem como as  as esfihas pinceladas vão queimar!

Esfihas de calabresa sem pincelar, as que dividi em 24 bolinhas
Esfihas de salame e queijo colonial, sem pincelar.
Note que no canto direito as esfihas ficaram fechadas. Faça as emendas e vire as esfihas para baixo!

Esfihas de carne moída, pinceladas com ovo e shoyu (molho de soja).
Essas ficaram coradinhas, porém deixei mais tempo no forno  também.






2 comentários:

Olá, obrigada pela visita e por compartilhar experiências, super beijo!!!